Conferências

LANÇAMENTO DO LIVRO - "TAÍS E RAJA, O PORTAL MÁGICO"

Amanhã dia 22 de Março pelas 19h a Casa da Cultura de Loulé terá o prazer de receber a sessão de lançamento do livro infanto-juvenil “Taís e Raja, O portal Mágico” da autora Fúlvia Almeida Baião.

SINOPSE do LIVRO

De mil em mil anos nasce alguém com o dom de tornar o mundo um lugar melhor, mais justo. Não se trata de um super-herói, mas sim de uma pessoa “comum” a quem cabe uma missão, que nem ela sabe que a tem (nem poderá saber).

Taís nasceu no Dia para Além do Tempo.Um dia que não consta no calendário do Homem. Agora, com a ajuda de um gato muito especial, está destinada a viajar através de um portal mágico que a transporta para países longínquos onde há mistérios por desvendar e crimes por resolver. 

A primeira aventura de Taís e Rajá (o gato) passa-se na Tunísia. É lá que a adolescente e o seu gato vão parar, depois de terem sido “sugados” por um vendaval. É na Tunísia que os mistérios se sucedem e o perigo espreita a cada esquina! Taís e Rajá só poderão voltar a casa quando resolverem tudo o que há para resolver.

Repleta de enigmas e momentos emocionantes, a história promete agarrar os leitores da primeira à última página e fazê-los acreditar na magia da vida!

BIO da AUTORA

Fúlvia Almeida Baião é formada em Ciências da Comunicação e frequenta atualmente a Pós-graduação em Ação Humanitária, na Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve. Trabalhou durante muitos anos, a tempo integral, como jornalista em diversos meios de comunicação nacionais e regionais, tendo passado pela TVI e pela RDP Antena 1 e sido, durante cinco anos, Diretora de Antena na Rádio Universitária do Algarve (RUA FM). Atualmente, para além de dar formação, dedica-se à produção de documentários e é agente cultural, sendo responsável pela dinamização de diversos eventos na área da Cultura. Apaixonada pela arte, tem uma vasta formação em escrita criativa, teatro e movimento e já pisou o palco vezes sem conta.

A escrita é para ela uma forma de expressão única e incomparável. E para escrever, viaja, observa o mundo e conversa com as pessoas, memorizando sons, sensações e paisagens. Nasceu nas planícies do Alto Alentejo, perto de Évora, mas vive em Faro, no Algarve, onde o mar e o sol lhe dão inspiração.

O Portal Mágico é a sua primeira aventura no mundo da escrita, mas já se encontra a produzir um segundo livro. Desta vez, o público poderá esperar um emocionante romance que viaja entre Portugal, Índia e Guiné-Bissau. 

 

capa livro TAÍS E RAJA, O PORTAL MÁGICO

TRAZ OUTRO LIVRO TAMBÉM

TRAZ OUTRO LIVRO TAMBÉM

Traz Outro Livro Também é uma actividade ligada à literatura que, em novembro, a Folha de Medronho realiza em estreita e prazerosa parceria com a Casa da Cultura de Loulé.

Um ponto de encontro, um convite para um momento de cumplicidades entrelaçadas. Cada um é livre de partilhar excertos de textos, poemas, rimas, trazendo aos restantes um pouco de si, e tantos autores, cantautores…

É também um momento que revela as nossas escolhas. E as nossas escolhas…influenciam certamente o lugar onde vivemos.

Façam os livros saltar das estantes, da mesa de cabeceira, e venham daí para um fim de tarde outonal acolhedor.

Será uma alegria que nos juntemos na Casa da Cultura de Loulé, rua 5 de Outubro 36, 8100-683 Loulé (rua das lojas), dia 25 de novembro às 17H.

A moderação será de Sérgio Sousa e João de Mello Alvim.

+Infos e Inscrições

folhademedronho@folhademedronho.com

919189999 | 939861985

LIVRO "RETALHOS DE UMA VIDA"

A Casa da Cultura de Loulé tem como objetivo promover / incentivar a criação cultural junto da população local. Assente nesse objetivo a associação irá receber no próximo dia 15 de março, pelas 20 horas, o lançamento do livro de poesia do autor Louletano Francisco Manuel.

LIVRO "RETALHOS DE UMA VIDA"

LANÇAMENTO DO LIVRO "DA GARRAFA AOS FANTOCHES"

 

capa

 

O grupo de escrita da Casa da Cultura de Loulé, promove encontros mensais na sede da associação, com o objetivo de fomentar / incentivar à escrita. O grupo é aberto aos que nele desejem participar não sendo necessário formalismos, registos ou inscrição.

O grupo de escrita, está em atividade desde 2018, produziu vários textos, vendo agora surgir um primeiro livro que aglomera alguns dos textos / trabalhos realizados pelos seus elementos. Intitulado de “Da Garrafa aos Fantoches” este livro, publicado com o apoio do Município de Loulé, contém textos da autoria de Vanda de La Salete, Vânia de La Salete, Graça Ferreira, Isabel Aresta, Doris Ogrin, Teresa Louro, Lisete Afonso, Maria de Jesus, Isabel Pereira.

A Casa da Cultura de Loulé e as autoras irão realizar na sede da associação (Rua 5 de Outubro nº 36), uma sessão de apresentação do livro, aberta ao público, conduzida por Luísa Martins e leituras de textos por Marinela Malveiro, no dia 16 de dezembro pelas 18h.

MEMÓRIAS E ETNOGRAFIA DO ALGARVE

MEMÓRIAS E ETNOGRAFIA DO ALGARVE

Mostra de Cinema Documental e de Ensaio

MEMÓRIAS E ETNOGRAFIA DO ALGARVE

 

A Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras (ACMJPC) está a desenvolver, durante o mês de outubro, o projeto Mostra de Cinema Documental e de Ensaio: Memórias e Etnografia do Algarve, em parceria com a Casa da Cultura de Loulé e a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, e apoiado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

A 2a sessão da Mostra vai acontecer no próximo dia 8 de outubro (sábado) em Loulé, na Casa da Cultura, pelas 18h00, com entrada gratuita e a presença dos autores dos filmes:

Cândido Guerreiro, o poeta de Alte (Jorge Graça)

Caminhos do teatro (António Clareza)

Ficção louletana (António Clareza)

Os subterrâneos da pele (Adão Contreiras)

Excelente oportunidade para relembrar os primórdios do Teatro Análise de Loulé, as experimentações do Teatro Laboratório de Faro, as narrativas ficcionais de jovens louletanos nos anos de 1980 e o trabalho de ensaio visual de outros artistas.

A Mostra pretende divulgar filmografia de caráter etnográfico e documental, de autores amadores ou semiprofissionais que documentam o Algarve nas suas diversas facetas sociais e culturais. A partir deste projeto inicial, a ACMJPC pretende constituir um espólio fílmico com vista à criação de um Centro de Documentação de Cinema Etnográfico no sul do país, em formato digital.

A programação prossegue em Alte (dias 14 e 28 no Pólo Museológico), em Loulé (dia 15, na Casa da Cultura), em Faro (dia 16, no Club Farense) e em Santa Bárbara de Nexe (dia 29, na Junta de Freguesia).

As sessões, com a duração de cerca de 60 minutos, decorrem às 18h00 ou às 21h00 com a presença dos autores: Adolfo Pinto Contreiras, Adão Contreiras, Jorge Graça, António Clareza e Helder Raimundo.

Contamos com a sua presença!

Mais informações:

967903433 | 965705909 | gorjoes.com | associacaocmjpcontreiras@gmail.com | ccloule.com

Páginas

Subscribe to RSS - Conferências