Festival Internacional de Trompete do Algarve

FITA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE TROMPETE DO ALGARVE 2025

O Festival Internacional de Trompete do Algarve (FITA) regressa para a sua 7.ª edição nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2025, novamente na cultural cidade de Loulé.

Com organização da Casa da Cultura de Loulé, coorganização do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e Cineteatro Louletano, e Direção Artística de João Mogo, o FITA 2025 apresenta atividades para todos os instrumentos de metal: Trompete – Trompa – Trombone – Tuba, as quais estão repartidas entre: masterclasses, workshops, concertos, conferências, debates, exposições, entre outras.

Na presente edição, o FITA apostará em artistas nacionais e internacionais, detentores de carreiras reconhecidas e aclamadas mundialmente. Entre as presenças já confirmadas estão os Finlandeses KOLIZIO. Considerados pela crítica como um dos melhores projetos atuais de ensemble de metais, pretendem com a sua música estabelecer perspetivas frescas e livres de género na música de câmara para instrumentos de metal. Os KOLIZIO estarão em concerto pela primeira vez em Portugal no Cineteatro Louletano, dia 13 de abril, num espetáculo eclético e multifacetado, que promete brindar a plateia com interpretações criativas e muitas vezes surpreendentes, de clássicos de vários estilos musicais.

Outra das presenças já confirmadas em concerto, dia 14 de abril no Auditório Solar da Música Nova, é o Quinteto de Metais 100 Caminhos. Numa mescla de gerações com perspetivas e objetivos arrojados perante os atuais desafios colocados à composição musical de sustentação erudita, este projeto ambicioso fundamenta o seu conceito no indisputável potencial eclético da música de câmara para quinteto de metais, promovendo cruzamentos transdisciplinares em articulação com todas as outras áreas artísticas.

As Masterclasses do FITA serão ministradas por membros dos grupos apresentados, estando assim assegurada a qualidade pedagógica, representativa da experiência e consciência educacional de todos os seus membros. Entre eles estão nomes como Pasi Pirinen e João Moreira no trompete, Valtteri Malmivirta e Hugo Assunção no trombone, Luís Viera na trompa e Sérgio Carolino na tuba.

Last, but not least, aquela que será a maior novidade do FITA 2025! A rubrica/concerto Trumpet Ensemble Reunion irá expandir os seus horizontes e acolher toda a família dos Metais, transformando-se assim em Brass Ensemble Reunion! Já reconhecido como o momento mais inclusivo do FITA, este concerto pretende doravante reunir em palco as mais diversas formações de Ensemble de Metais, compostas por alunos oriundos de várias escolas/pontos do país, os quais prometem avivar a atividade sísmica na Cidade de Loulé!

Os principais objetivos do FITA passam por contribuir para a formação e valorização dos alunos de trompete, trompa, trombone e tuba das escolas de música portuguesas, fomentar a troca de experiências musicais e pedagógicas entre os participantes, bem como projetar a cidade de Loulé para o exterior, tornando-a num ponto de confluência entre instrumentistas de metal e num ponto de encontro de jovens músicos oriundos de todo o país. Esta iniciativa tem como público-alvo alunos e professores de trompete de escolas de música (superiores, profissionais e conservatórios), músicos e amantes da música em geral.

Realce-se o facto de este ser um Festival com um formato único e pioneiro na nossa região, a qual tem a vantagem de juntar o útil ao agradável. Por outro lado, é um evento que junta profissionais nacionais e estrangeiros de vários agrupamentos e orquestras, bem como alunos oriundos de todo o país e do estrangeiro, para partilhar conhecimentos, boa disposição e celebrar estes tão nobres instrumentos, os METAIS!

INSCRIÇÕES

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TROMPETE DO ALGARVE 2021

Cartaz FITA 2021

A Casa da Cultura de Loulé em parceria com o Conservatório Francisco Rosado e o Município de Loulé, confirma que o FITA (Festival Internacional de Trompete do Algarve),  se irá realizar nos próximos dias 8, 9 e 10 de Outubro. Após vários avanços e recuos que originaram duas datas adiadas, a resiliência e inconformismo  da organização levou a melhor, mas de entre todos que compõem a equipa do FITA queremos destacar o mentor e diretor do Festival João Mogo (professor de trompete do conservatório de Loulé), que apesar das dificuldades que a pandemia provocou conseguiu manter um programa repleto de  qualidade, composto por nomes nacionais e internacionais de topo.

Os participantes do FITA poderão desfrutar de concertos , workshops, exposição de instrumentos e muito convívio num fim de semana em que o trompete será o foco.

Podes consultar o programa aqui

Podes realizar a tua inscrição aqui

Programa FITA 2021

F.I.T.A. - FESTIVAL INTERNACIONAL DE TROMPETE DO ALGARVE

FITA 2020 ADIADO

Caros Festivaleiros/Trompetistas/Trombonistas:

No seguimento da Pandemia decretada pela OMS à escala global e tendo em consideração as recentes diretrizes impostas pelo nosso poder central, as quais impõem prudência e isolamento social nesta importante e fulcral fase de contenção do vírus CoVid-19, vimos por este meio informar os nossos participantes que o FITA 2020 está de momento CANCELADO/ADIADO.

Mais informamos que uma nova data será anunciada, assim que nos seja possível determinar a mesma, a qual irá certamente depender do desenvolvimento da situação.

Os participantes que já tinham submetido/efectuado a inscrição, serão brevemente contactados via email.

Cientes dos transtornos que esta decisão possa causar, pedimos desde já as nossas desculpas, convictos de que a mesma é imprescindível para o bem de todos.

Saudações Trompetísticas

A organização FITA 2020

Subscribe to RSS - Festival Internacional de Trompete do Algarve