Espectáculos

LOULÉ JAZZ 2025

Loulé Jazz 2025

29ª Edição | 25, 26 e 27 de Julho | Alcaidaria do Castelo de Loulé

Desde 1995 que o Festival Loulé Jazz é uma referência incontornável no panorama jazzístico nacional, sendo palco de encontro entre grandes nomes do jazz e o público algarvio. Em 2025, a celebrar a sua 29ª edição, o festival volta a afirmar-se como um espaço de excelência musical, de descoberta e de celebração da arte do improviso.

Com organização da Casa da Cultura de Loulé e o alto patrocínio da Câmara Municipal de Loulé, esta edição conta com a direção artística do pianista e compositor Mário Laginha, figura central do jazz português. O cenário será mais uma vez a evocadora alcaidaria do Castelo de Loulé, onde a história e a música se encontram num ambiente único ao ar livre.

Durante três noites, entre os dias 25 e 27 de julho, Loulé receberá músicos de exceção que representam diferentes expressões do jazz contemporâneo, tanto em território nacional como internacional.

PROGRAMAÇÃO:

Daniel Herskedal Trio

25 de julho - O virtuoso tubista norueguês Daniel Herskedal tem vindo a redefinir o papel do seu instrumento no jazz europeu. Com uma sonoridade cinematográfica, entre o jazz moderno e a música nórdica, o seu trio oferece uma experiência musical envolvente, emocional e profundamente inovadora.

Quinteto Afonso Pais

25 de julho - Guitarrista e compositor de grande sensibilidade, Afonso Pais apresenta um quinteto que alia rigor harmónico e liberdade criativa. O seu trabalho combina composições sofisticadas com uma entrega interpretativa madura, revelando um jazz português atual, cheio de identidade.

Alexandre Frazão Quintessência

26 de julho - Figura incontornável da bateria em Portugal, Alexandre Frazão estreia o seu mais recente projeto, "Quintessência". Com um quinteto de músicos excepcionais, este concerto promete momentos intensos, explorando ritmos complexos, composições originais e a espontaneidade que define o jazz na sua essência.

Kurt Rosenwinkel com Gerald Clayton

26 de julho - Dois gigantes do jazz contemporâneo num encontro raro: Kurt Rosenwinkel, mestre da guitarra jazz e da improvisação, junta-se ao aclamado pianista norte-americano Gerald Clayton, num diálogo musical de altíssimo nível. Um concerto imperdível, marcado pela subtileza, criatividade e cumplicidade artística.

Eduardo Cardinho – Not Far From Paradise

27 de julho - Eduardo Cardinho é um dos mais notáveis vibrafonistas da nova geração do jazz europeu. Em "Not Far From Paradise", explora novas texturas sonoras, combinando o jazz com elementos eletrônicos e cinematográficos. Um projeto original que reflete uma visão contemporânea e ousada do género.

Loulé Jazz 2025 promete ser mais uma celebração imperdível da música, da criatividade e da diversidade.

Marque na agenda e venha viver três noites intensas de jazz no coração histórico de Loulé.

BILHETES À VENDA NA PLATAFORMA BOL

Cartaz Loulé Jazz 2025

 

A VOZ DE ALEIXO NAS RUAS DE LOULÉ

Dia 17 de Maio estaremos pela cidade de Loulé a celebrar António Aleixo, com a presença de algumas vozes do Teatro Análise de Loulé e música do Clube d'Cordas. Este evento marca o arranque das celebrações do 30º Aniversário da Fundação António Aleixo que nos convidou a colaborar na organização deste dia.

FITA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE TROMPETE DO ALGARVE 2025

O Festival Internacional de Trompete do Algarve (FITA) regressa para a sua 7.ª edição nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2025, novamente na cultural cidade de Loulé.

Com organização da Casa da Cultura de Loulé, coorganização do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e Cineteatro Louletano, e Direção Artística de João Mogo, o FITA 2025 apresenta atividades para todos os instrumentos de metal: Trompete – Trompa – Trombone – Tuba, as quais estão repartidas entre: masterclasses, workshops, concertos, conferências, debates, exposições, entre outras.

Na presente edição, o FITA apostará em artistas nacionais e internacionais, detentores de carreiras reconhecidas e aclamadas mundialmente. Entre as presenças já confirmadas estão os Finlandeses KOLIZIO. Considerados pela crítica como um dos melhores projetos atuais de ensemble de metais, pretendem com a sua música estabelecer perspetivas frescas e livres de género na música de câmara para instrumentos de metal. Os KOLIZIO estarão em concerto pela primeira vez em Portugal no Cineteatro Louletano, dia 13 de abril, num espetáculo eclético e multifacetado, que promete brindar a plateia com interpretações criativas e muitas vezes surpreendentes, de clássicos de vários estilos musicais.

Outra das presenças já confirmadas em concerto, dia 14 de abril no Auditório Solar da Música Nova, é o Quinteto de Metais 100 Caminhos. Numa mescla de gerações com perspetivas e objetivos arrojados perante os atuais desafios colocados à composição musical de sustentação erudita, este projeto ambicioso fundamenta o seu conceito no indisputável potencial eclético da música de câmara para quinteto de metais, promovendo cruzamentos transdisciplinares em articulação com todas as outras áreas artísticas.

As Masterclasses do FITA serão ministradas por membros dos grupos apresentados, estando assim assegurada a qualidade pedagógica, representativa da experiência e consciência educacional de todos os seus membros. Entre eles estão nomes como Pasi Pirinen e João Moreira no trompete, Valtteri Malmivirta e Hugo Assunção no trombone, Luís Viera na trompa e Sérgio Carolino na tuba.

Last, but not least, aquela que será a maior novidade do FITA 2025! A rubrica/concerto Trumpet Ensemble Reunion irá expandir os seus horizontes e acolher toda a família dos Metais, transformando-se assim em Brass Ensemble Reunion! Já reconhecido como o momento mais inclusivo do FITA, este concerto pretende doravante reunir em palco as mais diversas formações de Ensemble de Metais, compostas por alunos oriundos de várias escolas/pontos do país, os quais prometem avivar a atividade sísmica na Cidade de Loulé!

Os principais objetivos do FITA passam por contribuir para a formação e valorização dos alunos de trompete, trompa, trombone e tuba das escolas de música portuguesas, fomentar a troca de experiências musicais e pedagógicas entre os participantes, bem como projetar a cidade de Loulé para o exterior, tornando-a num ponto de confluência entre instrumentistas de metal e num ponto de encontro de jovens músicos oriundos de todo o país. Esta iniciativa tem como público-alvo alunos e professores de trompete de escolas de música (superiores, profissionais e conservatórios), músicos e amantes da música em geral.

Realce-se o facto de este ser um Festival com um formato único e pioneiro na nossa região, a qual tem a vantagem de juntar o útil ao agradável. Por outro lado, é um evento que junta profissionais nacionais e estrangeiros de vários agrupamentos e orquestras, bem como alunos oriundos de todo o país e do estrangeiro, para partilhar conhecimentos, boa disposição e celebrar estes tão nobres instrumentos, os METAIS!

INSCRIÇÕES

AUDIÇÃO CLUBE D' CORDAS

No próximo dia 8 de fevereiro, pelas 16h, o auditório José António Madeira da Escola Secundária de Loulé será o palco de um evento musical imperdível. Os alunos do Clube d' Cordas da Casa da Cultura de Loulé irão apresentar a sua primeira audição do semestre de 2025.

Este evento representa uma oportunidade única de apreciar o talento, a dedicação e o trabalho árduo dos alunos do Clube d' Cordas, na preparação desta apresentação. A audição irá contar com um repertório diversificado, que promete encantar o público com peças musicais interpretadas em vários instrumentos de cordas.

A audição será uma excelente ocasião para os estudantes se apresentarem em público, e também para a comunidade local apreciar a importância da música no desenvolvimento intelectual e emocional dos jovens.

A entrada é gratuita e acessível a todos os que desejam apoiar a cultura local e o talento jovem. Portanto, se procura uma tarde de música de qualidade e deseja apoiar a arte na nossa cidade, não perca esta apresentação.

Data: 8 de fevereiro de 2025

Hora: 16h

Local: Auditório da Escola Secundária de Loulé - José António Madeira

AUDIÇÃO CLUBE DE CORDAS

ESTREIA - O ALFAIATE DE ALCÁCER QUIBIR

ESTREIA - O ALFAIATE DE ALCÁCER QUIBIR

O T.A.L. – Teatro Análise da Casa da Cultura de Loulé estará novamente presente na Bolsa de Apoio ao Teatro "Cenários", promovida pela Câmara Municipal de Loulé. O grupo de teatro apresentará a estreia de "O Alfaiate de Alcácer Quibir", uma obra inédita escrita por António Clareza, com encenação de Rui Raposo.

Com esta participação, o T.A.L. reafirma o seu compromisso com a promoção da arte teatral em Loulé, consolidando a sua presença nas iniciativas culturais locais e enriquecendo a oferta de espetáculos para a comunidade.

A Bolsa de Apoio ao Teatro "Cenários" tem sido uma plataforma fundamental para o incentivo e a valorização de projetos artísticos na região.

Sinopse

Num pequeno atelier de alfaiataria de fatos para homem, Diamantino, o mestre mais famoso da terra na sua arte, está a ficar com alguns problemas devido à quebra de freguesia. No pequeno estabelecimento vive também a sua irmã Clara e ainda uma sobrinha, que se dedica desde jovem a apanhar malhas em meias de seda de senhoras. Diamantino é conhecido na família e amigos como o sucessor de El-Rei D. Sebastião. Diamantino e Clara terão que enfrentar situações embaraçosas criadas por alguns dos personagens que lhes farão frente…

A peça sobe a palco do cine Teatro Louletano dia 14 de Dezembro pelas 21h.

 

Bilhetes disponíveis nos locais habituais ou na plataforma online BOL: https://shorturl.at/SB42k.

Data: 14 Dezembro 21h

Local: Cineteatro louletano 

Preço: 5€

Páginas

Subscribe to RSS - Espectáculos