Espectáculos

FITA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE TROMPETE DO ALGARVE 2025

O Festival Internacional de Trompete do Algarve (FITA) regressa para a sua 7.ª edição nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2025, novamente na cultural cidade de Loulé.

Com organização da Casa da Cultura de Loulé, coorganização do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e Cineteatro Louletano, e Direção Artística de João Mogo, o FITA 2025 apresenta atividades para todos os instrumentos de metal: Trompete – Trompa – Trombone – Tuba, as quais estão repartidas entre: masterclasses, workshops, concertos, conferências, debates, exposições, entre outras.

Na presente edição, o FITA apostará em artistas nacionais e internacionais, detentores de carreiras reconhecidas e aclamadas mundialmente. Entre as presenças já confirmadas estão os Finlandeses KOLIZIO. Considerados pela crítica como um dos melhores projetos atuais de ensemble de metais, pretendem com a sua música estabelecer perspetivas frescas e livres de género na música de câmara para instrumentos de metal. Os KOLIZIO estarão em concerto pela primeira vez em Portugal no Cineteatro Louletano, dia 13 de abril, num espetáculo eclético e multifacetado, que promete brindar a plateia com interpretações criativas e muitas vezes surpreendentes, de clássicos de vários estilos musicais.

Outra das presenças já confirmadas em concerto, dia 14 de abril no Auditório Solar da Música Nova, é o Quinteto de Metais 100 Caminhos. Numa mescla de gerações com perspetivas e objetivos arrojados perante os atuais desafios colocados à composição musical de sustentação erudita, este projeto ambicioso fundamenta o seu conceito no indisputável potencial eclético da música de câmara para quinteto de metais, promovendo cruzamentos transdisciplinares em articulação com todas as outras áreas artísticas.

As Masterclasses do FITA serão ministradas por membros dos grupos apresentados, estando assim assegurada a qualidade pedagógica, representativa da experiência e consciência educacional de todos os seus membros. Entre eles estão nomes como Pasi Pirinen e João Moreira no trompete, Valtteri Malmivirta e Hugo Assunção no trombone, Luís Viera na trompa e Sérgio Carolino na tuba.

Last, but not least, aquela que será a maior novidade do FITA 2025! A rubrica/concerto Trumpet Ensemble Reunion irá expandir os seus horizontes e acolher toda a família dos Metais, transformando-se assim em Brass Ensemble Reunion! Já reconhecido como o momento mais inclusivo do FITA, este concerto pretende doravante reunir em palco as mais diversas formações de Ensemble de Metais, compostas por alunos oriundos de várias escolas/pontos do país, os quais prometem avivar a atividade sísmica na Cidade de Loulé!

Os principais objetivos do FITA passam por contribuir para a formação e valorização dos alunos de trompete, trompa, trombone e tuba das escolas de música portuguesas, fomentar a troca de experiências musicais e pedagógicas entre os participantes, bem como projetar a cidade de Loulé para o exterior, tornando-a num ponto de confluência entre instrumentistas de metal e num ponto de encontro de jovens músicos oriundos de todo o país. Esta iniciativa tem como público-alvo alunos e professores de trompete de escolas de música (superiores, profissionais e conservatórios), músicos e amantes da música em geral.

Realce-se o facto de este ser um Festival com um formato único e pioneiro na nossa região, a qual tem a vantagem de juntar o útil ao agradável. Por outro lado, é um evento que junta profissionais nacionais e estrangeiros de vários agrupamentos e orquestras, bem como alunos oriundos de todo o país e do estrangeiro, para partilhar conhecimentos, boa disposição e celebrar estes tão nobres instrumentos, os METAIS!

INSCRIÇÕES

AUDIÇÃO CLUBE D' CORDAS

No próximo dia 8 de fevereiro, pelas 16h, o auditório José António Madeira da Escola Secundária de Loulé será o palco de um evento musical imperdível. Os alunos do Clube d' Cordas da Casa da Cultura de Loulé irão apresentar a sua primeira audição do semestre de 2025.

Este evento representa uma oportunidade única de apreciar o talento, a dedicação e o trabalho árduo dos alunos do Clube d' Cordas, na preparação desta apresentação. A audição irá contar com um repertório diversificado, que promete encantar o público com peças musicais interpretadas em vários instrumentos de cordas.

A audição será uma excelente ocasião para os estudantes se apresentarem em público, e também para a comunidade local apreciar a importância da música no desenvolvimento intelectual e emocional dos jovens.

A entrada é gratuita e acessível a todos os que desejam apoiar a cultura local e o talento jovem. Portanto, se procura uma tarde de música de qualidade e deseja apoiar a arte na nossa cidade, não perca esta apresentação.

Data: 8 de fevereiro de 2025

Hora: 16h

Local: Auditório da Escola Secundária de Loulé - José António Madeira

AUDIÇÃO CLUBE DE CORDAS

ESTREIA - O ALFAIATE DE ALCÁCER QUIBIR

ESTREIA - O ALFAIATE DE ALCÁCER QUIBIR

O T.A.L. – Teatro Análise da Casa da Cultura de Loulé estará novamente presente na Bolsa de Apoio ao Teatro "Cenários", promovida pela Câmara Municipal de Loulé. O grupo de teatro apresentará a estreia de "O Alfaiate de Alcácer Quibir", uma obra inédita escrita por António Clareza, com encenação de Rui Raposo.

Com esta participação, o T.A.L. reafirma o seu compromisso com a promoção da arte teatral em Loulé, consolidando a sua presença nas iniciativas culturais locais e enriquecendo a oferta de espetáculos para a comunidade.

A Bolsa de Apoio ao Teatro "Cenários" tem sido uma plataforma fundamental para o incentivo e a valorização de projetos artísticos na região.

Sinopse

Num pequeno atelier de alfaiataria de fatos para homem, Diamantino, o mestre mais famoso da terra na sua arte, está a ficar com alguns problemas devido à quebra de freguesia. No pequeno estabelecimento vive também a sua irmã Clara e ainda uma sobrinha, que se dedica desde jovem a apanhar malhas em meias de seda de senhoras. Diamantino é conhecido na família e amigos como o sucessor de El-Rei D. Sebastião. Diamantino e Clara terão que enfrentar situações embaraçosas criadas por alguns dos personagens que lhes farão frente…

A peça sobe a palco do cine Teatro Louletano dia 14 de Dezembro pelas 21h.

 

Bilhetes disponíveis nos locais habituais ou na plataforma online BOL: https://shorturl.at/SB42k.

Data: 14 Dezembro 21h

Local: Cineteatro louletano 

Preço: 5€

ABRAÇAR A POESIA 2024

ABRAÇAR A POESIA 2024

A Casa da Cultura de Loulé e a Associação “Os Barões” apresentam a quinta edição da iniciativa conjunta “Abraçar a Poesia”.

“Abraçar a Poesia” surgiu em 2019 com o objetivo de reunir os poetas do concelho de Loulé, estimular a criatividade, valorizar a produção literária e impulsionar a interação entre os intervenientes.

A quinta edição irá decorrer na sede da Associação os Barões, na Nave do Barão (freguesia de Salir) no dia 30 de novembro a partir das 15H.

O poeta homenageado nesta quinta edição será Luís Vaz de Camões, no ano em que são celebrados os 500 anos do seu nascimento.

A participação no evento é aberta ao público. Os poetas interessados em participar deverão manifestar interesse enviando uma mensagem de email para o email associacaoosbaroes@gmail.com

NÃO MEXER NOS MÚSICOS

Não mexer nos músicos de Daniel Vieira

Acompanhado na viola da gamba por quatro músicos de diversos contextos e nacionalidades, explora as suas "liberdades artísticas" na música de tradição oral. São cantares maturados durante várias décadas, oriundos de um tempo em que as mondas e as ceifas eram local de partilha, que são interpretados por Daniel Vieira com recurso à memória e aos registos da época em que contribuiu para grupos como Almanaque, Dar de Vaia, Erva Doce, Grupo Folclórico de Alte e Os Velhos da Torre. Os dois concertos são fruto de uma residência de onze dias que se propôs a desencadear novos diálogos musicais que mantenham viva a chama da oralidade.

direção artística
 
Tiago M. C. de Sousa
 

músicos

Alexander Korotkov, Jakob Becker, Tiago M. C. de Sousa, Valentina Villaseñor


Dia 21, sábado, às 16.00 - Ermida de Nossa de Senhora da Conceição, Loulé

Dia 22, domingo, às 18.00 - Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Matriz), Alte

NÃO MEXER NOS MÚSICOS

Páginas

Subscribe to RSS - Espectáculos