Música

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TROMPETE DO ALGARVE 2024

O Festival Internacional de Trompete do Algarve (FITA) regressa para a sua 6.ª edição nos dias 24, 25 e 26 de março de 2024, novamente na cultural cidade de Loulé. 

CARTAZ FESTIVAL INTERNACIONAL DE TROMPETE DO ALGARVE 2024

Com organização da Casa da Cultura de Loulé, coorganização do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e Cineteatro Louletano, e Direção Artística de João Mogo, o FITA 2024 apresenta atividades para todos os instrumentos de metal: Trompete – Trompa – Trombone – Tuba, as quais estão repartidas entre: masterclasses, workshops, concertos, conferências, debates, exposições, entre outras.  

Na presente edição, o FITA apostará em artistas maioritariamente nacionais, detentores de carreiras reconhecidas e aclamadas internacionalmente, numa clara aposta em divulgar o enorme talento e excelente qualidade dos instrumentistas de metal do nosso país. O que é Nacional, é bom! 

Algumas das presenças já confirmadas em concerto são o decateto de metais Portuguese Brass, o qual conta já com 13 anos de carreira a conquistar públicos diversos, pautada pela excelência artística enquanto ambição que o motiva e sonoridade ímpar enquanto principal particularidade; o lendário Grupo de Metais do Seixal – Quinteto de Metais, detentor de uma renomada carreira que desde 1989 habituou o panorama musical português a concertos de magnificência, assim como tem desempenhado um papel fundamental na formação de músicos de metal em Portugal, através da realização de masterclasses um pouco por todo o país e da organização de masterclasses com músicos de elevado reconhecimento internacional.

Outra das presenças já confirmadas no FITA 2024, com concerto integrante na tour de apresentação do novo álbum Caminho, é o versátil e emergente projeto IGNITION! Composto por quatro músicos provenientes de carreiras cimentadas a nível nacional e internacional, que se uniram em 2022 num projeto para interpretar música de nossa autoria repleta de influências de vários estilos musicais, desde o jazz até ao rock, passando pelos ritmos vivos do World Music, pela energia da música funk, incluindo também a música comunicativa do free jazz.

 As Masterclasses do FITA serão ministradas por membros dos grupos apresentados, estando assim assegurada a qualidade pedagógica, representativa da experiência e consciência educacional de todos os seus membros.  

Last, but not least: O Concerto Trumpet Ensemble Reunion! Já reconhecida como a rubrica mais inclusiva do FITA, este concerto reúne em palco Ensembles de Trompete oriundos de várias escolas/pontos do país, os quais prometem avivar a atividade sísmica na Cidade de Loulé, mas não só! Para a edição de 2024, o Concerto Trumpet Ensemble Reunion tem reservada uma surpresa que promete revolucionar o panorama artístico nacional. Estejam portanto preparados para a apresentação exclusiva e em primeira mão, de um projeto de música de câmara para metais, em estreia absoluta!

Está ainda prevista uma conferência, ministrada por Dr. David Burt, a qual retratará todo um resultado da sua investigação e mais recente edição/publicação, da música escrita para a Charamela Real Portuguesa e evolução da sua história entre os séculos XVIII e XX.    

Os principais objetivos do FITA passam por contribuir para a formação e valorização dos alunos de trompete, trompa, trombone e tuba das escolas de música portuguesas, fomentar a troca de experiências musicais e pedagógicas entre os participantes, bem como projetar a cidade de Loulé para o exterior, tornando-a num ponto de confluência entre instrumentistas de metal e num ponto de encontro de jovens músicos oriundos de todo o país. Esta iniciativa tem como público-alvo alunos e professores de trompete de escolas de música (superiores, profissionais e conservatórios), músicos e amantes da música em geral.

Realce-se o facto de este ser um Festival com um formato único e pioneiro na nossa região, a qual tem a vantagem de juntar o útil ao agradável. Por outro lado, é um evento que junta profissionais nacionais e estrangeiros de vários agrupamentos e orquestras, bem como alunos oriundos de todo o país e do estrangeiro, para partilhar conhecimentos, boa disposição e celebrar estes tão nobres instrumentos, os METAIS!

 

INSCRIÇÕES PARA AS MASTERCLASSES NESTE LINK. POR FAVOR SIGA AS INSTRUÇÕES DO FORMULÁRIO

AUDIÇÃO DO CLUBE D' CORDAS - 28 JANEIRO

Os(as) alunos(as) do Clube de Cordas irão participar em mais uma audição, no próximo dia 28 de Janeiro pelas 16H na sede do grupo Desportivo das Barreiras Brancas. Neste evento irão participar cerca 25 alunos nos instrumentos de violino, guitarra acústica, guitarra elétrica e baixo.

O Clube d’ Cordas dedica-se ao ensino da música, nos diverso instrumentos de cordas e tem alunos com idades compreendidas entre os 5 e os 50 anos de idade.

A audição é aberta ao público em geral.

AUDIÇÃO DO CLUBE D' CORDAS - 28 JANEIRO

CONCERTO PELA PAZ

O Concerto pela Paz, é promovido pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação, que em Loulé conta com apoio da Câmara Municipal de Loulé.

A Casa da Cultura de Loulé à semelhança do Conservatório de Música de Loulé  – Francisco Rosado, a Banda Filarmónica Artistas de Minerva, a Catarina Teixeira, a Contemporâneo Fusion e a Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva serão as entidades que irão apresentar conteúdos em palco.

O concerto Pela Paz terá lugar no Cineteatro Louletano no próximo dia 4 de outubro de 2023, pelas 21h.

A participação da Casa da Cultura de Loulé será feita com a atuação musical dos alunos do projeto “Clube d’ Cordas”, e declamação de poesia pelo Teatro Análise de Loulé.

A entrada no evento será gratuita.

concerto pela paz em Loulé cartaz

CLUBE D’ CORDAS – REINICIO DE AULAS

“O Clube d’ Cordas” é um projeto da Casa da Cultura de Loulé, que promove aulas de música exclusivamente para instrumentos de cordas. Após o primeiro ano de atividade que foi pautado pelo sucesso as aulas regressam agora, após o período de férias.

O Clube d’ Cordas tem aulas para todas as idades nos instrumentos de Guitarra, Baixo, Violino e Ukulele.

Restam apenas algumas vagas.

CLUBE D’ CORDAS – REINICIO DE AULAS

LOULÉ JAZZ 2023

Loulé Jazz 2023

O mais antigo Festival de música do Algarve está de regresso com 7 concertos e 3 Masterclass.  O Loulé Jazz, um dos festivais mais antigos do género, no nosso país, acontece na última semana de julho, de 27 a 30 e é uma iniciativa da Casa da Cultura de Loulé, com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Loulé e conta com a Mákina de Cena, o Conservatório de Música de Loulé Francisco Rosado e o bar Bafo de Baco como parceiros estratégicos. A direção artística é de Mário Laginha, e o programa das já tradicionais Jam sessions, que acontecem no Bafo de Baco à meia noite, têm curadoria da Mákina de Cena.

 

Os bilhetes, para a 27ª edição, já estão à venda.

É Jazz! 

A mexer desde 1995, o Festival Loulé Jazz está de volta – entre os dias 27 e 30 de julho – para mais uma viagem. Na edição deste ano o jazz nacional está bem e recomenda-se. Três elementos do quarteto do contrabaixista espanhol Pedro Molina são do lado de cá da fronteira, outros três portugueses compõem o projeto Sul (Luís Figueiredo ao piano, Bernardo Couto na guitarra portuguesa e Bernardo Moreira no contrabaixo). Formam ainda este friso luso o Trio de Jazz de Loulé e o Trio Bruno Santos “Almmond 3”. Juntam-se à festa duas mais valias da música brasileira: o genial Guinga, convidado pelo trio da casa, e também o Quarteto Chico Pinheiro. Este último, apesar de beber a linguagem nativa do jazz, não perdeu a identidade brasileira. O trio de Sélène Saint-Aimé, artista multifacetada contrabaixista e cantora, é a cereja no topo do bolo para sábado à noite. O festival fecha com chave de ouro: Aaron Parks. Um dos mais aclamados pianistas da sua geração – que o JazzTimes apelidou de “novo visionário” – apresenta-se a solo para um concerto intimista numa noite quente de Verão. No primeiro dia do certame realizam-se 3 masterclasses com os músicos do projeto Sul: Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Luís Figueiredo (piano). Com direção artística de Mário Laginha, o festival conta ainda com as habituais jam sessions a seguir aos espetáculos.

Afinal o verão do Algarve já não passa sem o Jazz de Loulé. 

 

PROGRAMA /  E CONCERTOS NA ALCAIDARIA DO CASTELO DE LOULÉ

 

27 DE JULHO

Masterclass com Trio Sul  (Bernardo Moreira, Bernardo Couto, Luís Figueiredo) no Conservatório de Música de Loulé Francisco Rosado.

11h às 13h - individual (o grupo de cada instrumento trabalha individualmente).

15h às 17h - coletivo integrando os 3 instrumentos.

 

CONCERTOS

21h30 – Pedro Molina Quarteto

22h45 – Bruno Santos “Almmond 3”

 

28 DE JULHO

21h30 – Sul (Luís Figueiredo, Bernardo Moreira e Bernardo Couto) 

22h45 – Chico Pinheiro Quarteto

 

29 DE JULHO

21h30 – Trio de Jazz de Loulé convida Guinga

22h45 – Sélène Saint-Aimé Trio

 

30 DE JULHO

22h00 – Aaron Parks (a solo)

 

Links úteis

https://www.facebook.com/LouleJazz

https://www.instagram.com/loulejazz/

https://www.ccloule.com/ 

COMPRA DE BILHETES PARA OS CONCERTOS

INSCRIÇÃO MASTERCLASS

Páginas

Subscribe to RSS - Música