Música

"BORA LÁ BRINCAR"

A Casa da Cultura de Loulé irá estar presente nas comemorações do “Dia internacional do Brincar”. O "Bora Lá Brincar" é uma iniciativa do Município de Loulé, que prevê a criação de projetos de Promoção do Brincar, através de ações locais integrantes que beneficiem todos os cidadãos e em particular as crianças.

A participação da Casa da Cultura será feita com a classe de violinos e guitarras do projeto “Clube de Cordas”, jogos / exercícios de teatro e poesia. Estaremos no Parque Municipal no próximo dia 28 Maio das 10h às 12h.

DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR

DIS(ORDER) - MOSTRA DE DANÇA

DIS(ORDER) - MOSTRA DE DANÇA

(Dis)order: Uma Mostra de Dança na Casa da Cultura de Loulé

A Casa da Cultura de Loulé será palco de um evento de contemporaneofusion Intitulado de (Dis)order, a mostra apresentará solos e um dueto que exploram a temática da desordem e do caos na sociedade atual.

Com isso em mente, a coreógrafa responsável Pattiy_iy cria em (Dis)order  momentos que refletem a desordem presente em diferentes aspectos da vida moderna através de movimentos complexos e desordenados, retratando a confusão que muitas vezes experimentamos no dia a dia.

Será no próximo dia 10 de Março pelas 20h15

Se és amante de dança contemporânea não percas está oportunidade.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TROMPETE DO ALGARVE 2023

FITA23 - FESTIVAL INTERNACIONAL TROMPETE DO ALGARVE

Após o enorme sucesso da 4ª edição realizada em 2021, o Festival Internacional de Trompete do Algarve (FITA) regressa para a sua 5ª edição nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril de 2023, novamente na cultural cidade de Loulé.

Com organização da Casa da Cultura de Loulé, coorganização do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e Cineteatro Louletano, e Direção Artística de João Mogo, o FITA 2023 apresenta como principal novidade nesta edição, a abertura das sua atividades a todos os instrumentos de metal: Trompete – Trompa – Trombone – Tuba, as quais estão repartidas entre: masterclasses, workshops, concertos, conferências, debates, exposições, entre outras.

Na presente edição, o FITA apostará em artistas nacionais e internacionais, contando para esse efeito com a presença de músicos de renome mundial. Algumas das presenças já confirmadas são os mundialmente aclamados Stockholm Chamber Brass (SCB), lendário quinteto de metais Sueco fundado em 1988, que conta já com mais de 30 anos de carreira enquanto um dos melhores Ensembles de Metais do mundo, os quais prometem brindar Loulé com um concerto fantástico. “I cannot imagine that a better Brass Quintet has ever existed” (The American Record Guide)

Ao nível pedagógico, as Masterclasses do FITA serão ministradas pelos membros dos Stockholm Chamber Brass, músicos e professores apaixonados pela educação das novas gerações de estudantes de metais, regularmente convidados para lecionar masterclasses um pouco por todo o mundo: Urban Agnas/Tom Poulson – Trompete; Anna Ferriol – Trompa; Jonas Bylund – Trombone; Dirk Hirthe – Tuba.

Outra das presenças já confirmadas do FITA é o versátil, emergente e talentoso trompetista jazz português Luís Cunha, o qual realizará um workshop, assim como um concerto acompanhado pelo seu Quinteto.

Está ainda prevista a reedição do Concerto Trumpet Ensemble Reunion, naquela que será quiçá a rubrica mais inclusiva do FITA 2023, uma vez que irão estar reunidos em palco Ensembles de Trompete oriundos de várias escolas/pontos do país, os quais prometem avivar a atividade sísmica na Cidade de Loulé!

Os principais objetivos do FITA passam por contribuir para a formação e valorização dos alunos de trompete, trompa, trombone e tuba das escolas de música portuguesas, fomentar a troca de experiências musicais e pedagógicas entre os participantes, bem como projetar a cidade de Loulé para o exterior, tornando-a num ponto de confluência entre instrumentistas de metal e num ponto de encontro de jovens músicos oriundos de todo o país. Esta iniciativa tem como público-alvo alunos e professores de trompete de escolas de música (superiores, profissionais e conservatórios), músicos e amantes da música em geral.

Realce-se o facto de este ser um Festival com um formato único e pioneiro na nossa região, a qual tem a vantagem de juntar o útil ao agradável. Por outro lado, é um evento que junta profissionais nacionais e estrangeiros de vários agrupamentos e orquestras, bem como alunos oriundos de todo o país e do estrangeiro, para partilhar conhecimentos, boa disposição e celebrar estes tão nobres instrumentos, os METAIS!

INSCRIÇÕES ATRAVÉS DESTE LINK

MINI CONCERTO CLUBE DE CORDAS

mini concerto clube de cordas

No próximo dia 8 de Janeiro, os alunos do Clube de Cordas (aulas de guitarra, baixo e violino) vão realizar um mini concerto na Casa da Cultura de Loulé pelas 16H.

Esta será a primeira apresentação pública dos alunos do Clube de Cordas e será aberta à comunidade.

AULA ABERTA LINE DANCE / DANÇA EM LINHA

AULA ABERTA LINE DANCE / DANÇA EM LINHA

CONHECE O LINE DANCE?

Os participantes formam filas e começam uma combinação de dança rítmica. Em seguida, os mesmos movimentos são repetidos para os lados e para trás.

Posteriormente, quando os alunos entenderem o princípio dessa dança, eles próprios poderão oferecer material musical e até inventar movimentos independentes que todos podem repetir.

No próximo dia 15 de dezembro, entre as 20h às 21h a Casa da Cultura de Loulé irá promover uma aula aberta de line dance / dança em linha, na sede da associação (rua 5 de outubro nº36).

A participação é gratuita e aberta a todos os que queiram experimentar. Vais entrar na linha?

Páginas

Subscribe to RSS - Música