O espaço de acesso Internet da Casa da Cultura de Loulé mudou o software dos seus 3 computadores. Antes era utilizado um sistema Xubuntu Linux e agora todos os computadores utilizam a distribuição Debian.
A Casa da Cultura optou por mudar para esta distribuição de Linux por ser mais rápida, fácil de instalar, fiável e funciona em computadores pouco potentes. Os 3 computadores existentes estão equipados com processadores antigos e possuem apenas 128MB de memória cada. Utilizar outro software nestas máquinas torna-las-ia muito lentas.
A utilização destes computadores com menos capacidade faz-se por razões ecológicas e económicas. Os computadores estão a funcionar e têm a capacidade de serem utilizados num espaço público de acesso Internet. Substitui-los desnecessariamente significaria mais resíduos prejudiciais ao meio ambiente e implicaria custos para a organização.
Neste momento além da navegação na web e possível usar programas para mensagens instantâneas, transferência de ficheiros, processador de texto, folha de cálculo, editor de apresentações, base de dados, editor de imagem, desenho, paginação, compactador de arquivos e outros.
Se está no Algarve de férias e necessita aceder à Internet vá até a Casa da Cultura de Loulé e peça para utilizar. É gratuito. (Ver horário e localização)