Exposição Fotográfica Colectiva no IPJ

A Indústria de Alfarroba

 

Está patente, até 31 de Outubro, na Sala de Exposições da Direcção Regional do Algarve do IPJ, uma colectiva de fotografia “A Indústria da Alfarroba”, resultado do workshop “Introdução à fotografia de Indústria”, actividade integrada na “Quinzena da Liberdade 08”, uma iniciativa conjunta da Direcção Regional do Algarve do IPJ e da Associação “Algarve Design Núcleo” que decorreu em Abril de 2008 e contou com a colaboração da ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, Escola Secundária João de Deus e a Victus- Industrial Farense.

“A exposição surge da tomada de consciência de que há ambientes e espaços que estão ao nosso lado sem nunca serem vistos. Espaços que são gente que trabalha para o nosso conforto. Espaços que já existiam antes das gentes serem muitas. Espaços que trabalham quase sem descanso, entre turnos das pessoas para as máquinas não sejam rendidas…”

O conjunto de fotografias, apresentadas no IPJ, foi realizado no espaço que serviu de caso-estudo, a Industrial Farense.

Esta fábrica fundada em 1944, inicialmente dedicou-se à produção de rações para animais, mudando no final da década de 40, a sua produção para a transformação da alfarroba nos seus dois derivados: a goma e o gérmen. Estes elementos são constituintes de produtos tão diversos como: biscoitos, gelados, gelatinas, cosméticos, salsichas, fármacos, conservas, rações entre outros.

A exposição pode ser visitada todos os dias úteis, entre 9h00 e as 18h30.