Está patente, até 31 de Outubro, na Sala de Exposições da Direcção Regional do Algarve do IPJ, uma colectiva de fotografia “A Indústria da Alfarroba”, resultado do workshop “Introdução à fotografia de Indústria”, actividade integrada na “Quinzena da Liberdade 08”, uma iniciativa conjunta da Direcção Regional do Algarve do IPJ e da Associação “Algarve Design Núcleo” que decorreu em Abril de 2008 e contou com a colaboração da ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, Escola Secundária João de Deus e a Victus- Industrial Farense.
“A exposição surge da tomada de consciência de que há ambientes e espaços que estão ao nosso lado sem nunca serem vistos. Espaços que são gente que trabalha para o nosso conforto. Espaços que já existiam antes das gentes serem muitas. Espaços que trabalham quase sem descanso, entre turnos das pessoas para as máquinas não sejam rendidas…”
O conjunto de fotografias, apresentadas no IPJ, foi realizado no espaço que serviu de caso-estudo, a Industrial Farense.
Esta fábrica fundada em 1944, inicialmente dedicou-se à produção de rações para animais, mudando no final da década de 40, a sua produção para a transformação da alfarroba nos seus dois derivados: a goma e o gérmen. Estes elementos são constituintes de produtos tão diversos como: biscoitos, gelados, gelatinas, cosméticos, salsichas, fármacos, conservas, rações entre outros.
A exposição pode ser visitada todos os dias úteis, entre 9h00 e as 18h30.