Teatro Experimental Ideias do Levante actua em Tavira

O Teatro Experimental Ideias do Levante (Lagoa/Algarve), vai levar ao Espaço da Corredoura - Tavira, no dia 21 de Março de 2009 (pelas 22h00), a peça O Colar de Helena da autoria de Carole Féchette numa adaptação e encenação de Rui Mimoso, com a interpretação ao cargo de Luísa Ricardo, Rui Mimoso, Isabel Costa e Fernando Guerreiro.
 
A peça estreou, no passado dia 28 de Janeiro de 2009, no Auditório Municipal de Lagoa, perante um numeroso público que acedeu à proposta e que, no final, aplaudiu entusiasticamente. Rui Mimoso, visivelmente satisfeito com o resultado obtido, disse que a noite da estreia foi "uma noite de teatro muito linda e gratificante do reconhecimento do nosso trabalho". O encenador enalteceu que "o teatro não se faz de paixões e fascínios, mas sim de muita dedicação". Segundo o encenador, "no teatro os actores têm que dar os 120%, para que seja possível contar uma história que sensibilize o público". E assim aconteceu...

O Colar de Helena aborda, de forma metafórica, o confronto de culturas e identidades entre duas civilizações distintas. Helena, uma turista ocidental, encontra-se numa cidade do Médio Oriente destruída pela guerra, a fim de participar num congresso. A dada altura, apercebe-se de que perdeu o seu pequeno colar de pérolas brancas falsas. Na procura desse colar, acompanhada por um taxista que a guia pelas entranhas da cidade, Helena é lançada num labirinto de experiências, de sentimentos e de contrastes entre o conforto que tomamos por adquirido no Ocidente e a precariedade da vida quotidiana no Médio Oriente. A mensagem, que um Homem pede que Helena traga para o seu país de origem, não poderia ser mais clara: "Não podemos mais viver assim!"