A Secção de Teatro da Casa da Cultura de Loulé (Teatro Análise de Loulé), leva a cena no dia 9 de Fevereiro pelas 21.30h no Cine Teatro Louletano, a peça “A Mensagem de Fernando Pessoa”.
Bilhetes à venda no Cine-Teatro Louletano.
“A MENSAGEM”, é sem dúvida a mais importante das suas obras e aquela que levará cerca de duas décadas a completar-se. Nela se revela toda a essência do império da palavra, em que o espírito domina a matéria. Foi aliás com “ Mens Agitat Molem” que o poeta deduziu o título para o grande poema do nosso império futuro “A Mensagem”.
Parece que Fernando Pessoa tinha todas as chaves das palavras para fazer poesia e cedo percebeu que havia rasgões no espaço que davam para o outro lado, por isso, soube ler a Alma Lusíada, passada e futura.
Para os actores a vida é inimaginável sem os sonhos que temos acordados, talvez porque esta obra tem em si todos os sonhos, vivos, sonhando com ela por mais de trinta anos e, TAL, como temos por ela um grande amor universal, quisemos partilhar com os espectadores uma leitura possível, teatralizada, porque toda a riqueza plástica que existe em cada poema, permitirá outras leituras diferentes.
Como não conseguimos saber se os poemas feitos com a palavra, em “A Mensagem”, são filosofia, religião, matemática, física quântica, pintura ou outra arte ou apenas Espírito que se veste na palavra.
Procurámos ao longo de um ano, numa “Formação para o Teatro “ A Portugalidade na Mensagem”, ir improvisando, através de jogos dramáticos que, fazendo jus ao acto criador que é o acto espontâneo, nos fizesse sentir o profundo prazer de uma língua que tem no seu vocabulário a palavra saudade, palavra que só existe “na nossa clara língua majestosa ”.