O espaço onde presentemente está instalada a Casa da Cultura é pequeno, muito pequeno, para a realização de iniciativas que desafiam todos e cada um, a serem sujeitos na criação e produção cultural.
No próximo dia 3 de Junho, o Sextas à Solta apresenta-se na Escola Secundária de Loulé às 21.30h. Teatro, vídeos, dança, poesia e muito humor integrarão esta edição.
Depois de duas realizações na sede da Casa da Cultura em Janeiro e Março, concluiu-se que o espaço não comporta este enorme e estimulante desafio, para que cada um, qualquer de nós, possa ser actor e espectador activo, num espaço de liberdade e criação.
Aqui se desafia o explorar de novas fronteiras e pontos de contacto entre as diferentes artes: escrita, vídeo, dança, música, fotografia, novas tecnologias, poesia, etc.
As “Sextas à Solta” são um espaço de produção colectiva que integra pessoas que querem experimentar a participação numa produção cultural, cada um com o contributo que quer e pode dar. Assim se juntam diferentes experiências e interesses para conceber e criar um evento que periodicamente, sempre com conteúdos diferentes, vai sendo apresentado ao público.
É recorrente falar-se da formação de públicos consumidores de eventos culturais. Na Casa da Cultura de Loulé, tem sido prática, formar agentes actores de práticas culturais. Este afigura-se o melhor caminho para a uma comunidade culturalmente mais activa.