Carnaval de Loulé: manter ou recriar?

"Conversas no Parque" é um desafio, ou o convite como queiram, que a Casa da Cultura de Loulé lança a todos, para que o espaço da CCL no Parque Municipal seja transformado num lugar de encontro de ideias, de pensamentos, de dúvidas, de conhecimento, de convívio... Dia 5 de Fevereiro pelas 21.30h iremos abrir a
associação para mais uma conversa cujo tema será: “Carnaval de Loulé: manter ou recriar?”

Carnaval de Loulé: manter ou recriar?

O já centenário Carnaval de Loulé perpetua-se na ambiguidade, entre a continuidade com a introdução algumas pequenas alterações realizadas nos últimos anos, que visam mobilizar grupos do concelho, e o desafio de uma recriação profunda.
Da eventual extinção, outro cenário possível, ninguém quer falar. O Carnaval que ao longo de anos se afastou dos louletanos, se profissionalizou e hoje sobrevive na contenção de custos, procurou imitar outras realidades. Em consequência deste processo, é perceptível que lhe falta algo…apesar do empenho de quem o procura reinventar todos o anos, parece faltar-lhe qualquer coisa … um golpe de asa que o torne atractivo e mobilizador…!
Entretanto, o desligamento entre os louletanos e o seu carnaval, levou a que outros corsos fossem emergindo na região e no concelho.
Em Quarteira, a marginal mais soalheira do que a Avenida José da Costa Mealha, com o mar por companhia, com livre acesso, concorre com Loulé na disputa de público.
Esta é a realidade presente, que não importa ignorar.
Como voltar a dar dimensão ao nosso Carnaval? Torná-lo um evento desejado, que se aguarda com ansiedade e para o qual nos preparamos, e não uma qualquer rotina que anualmente cumprimos?
Que articulação e complementaridade pode ser possível entre o Carnaval de Loulé, de Quarteira, de Alte, pensando apenas nos que ocorrem no concelho? Deverão continuar a disputar público ou a completar-se e constituir-se como um atractivo diverso e poderoso face á região, ao país?
Qual pode ser o contributo de cada um de nós para a reinvenção do nosso Carnaval?
Ou dos nossos Carnavais?

Dia 5 de Fevereiro, terça, às 21,30h, vamos reflectir sobre este tema. É falando que agente se entende, que as ideias flúem, que as dinâmicas se iniciam e se concretizam.

Participa e traz um(a) amigo(a) contigo!

Iniciativas: