Ao longo dos séculos, mulheres em homens empenhados, à custa de sofrimento e de vidas foram moldando a organização das sociedades, na afirmação dos valores da justiça, da igualdade, da liberdade, da solidariedade, da dignificação das pessoas…na busca de um estádio crescente de felicidade para todos, na busca de um planeta sustentável… A Europa, e Portugal como sua parte integrante, têm sido pioneiros nesse processo.
Eis que no presente, nos confrontamos com uma inversão deste quadro de valores!
Nestes encontros vamos reflectir sobre documentos fundamentais, em vigor, que consignam valores humanistas, direitos e deveres dos cidadãos.
Convenção Europeia dos Direitos do Homem
A Convenção a que Portugal só aderiu depois do 25 de Abril consigna um conjunto de direitos fundamentais, que constituem as verdadeiras bases da justiça e da paz no mundo assentes “…num regime político verdadeiramente democrático e, por outro, numa concepção comum e no comum respeito dos direitos do homem…”
Dia 9 de Abril /18.00h /Loulé - Biblioteca Municipal
Com Alberto Melo, foi consultor na OCDE, conselheiro na UNESCO, Director Geral da educação Permanente do Ministério da Educação e Encarregado do Grupo de Missão para o Desenvolvimento da Educação e Formação de Adultos e dos M. Educação e do Trabalho e Solidariedade.