A Casa da Cultura de Loulé vai instalar em Loulé uma mostra de espantalhos, com inicio dia 3 de Fevereiro e duração previsível de um mês de forma a permitir atividades pedagógicas ou iniciativas de outra natureza.
Os espantalhos serão instalados em espaço público ou de uso público, conforme listagem abaixo, não conflituando com a circulação de pessoas ou veículos.
A referida mostra realiza-se trinta anos depois da 1ª mostra de espantalhos, com um novo formato, agora centrado na divulgação de património material e imaterial, em alguns casos não identificado nem valorizado.
Os espantalhos, guardiões das frutas e das colheitas, afugentando a passarada que as pretende depenicar, cumprem aqui simbolicamente a mesma função, visando a defesa e valorização do que de melhor temos para usufruir, hoje e no futuro, relativamente a elementos relevantes do património da cidade.
São 13 os locais selecionados que cumprem cumulativamente dois requisitos:
- Serem locais relevantes do ponto de vista patrimonial, material e ou imaterial;
- Sobre eles recai algum tipo de ameaça: por abandono, uso inapropriado, falta de valorização e de reconhecimento do valor em presença.
Dia 3 Fevereiro de 2018, sábado, com início às 15h00 será realizada a visita inaugural, em que será feito um percurso que passará por todos os locais onde estão colocados espantalhos. A referida visita terá início junto ao Monumento Eng. Duarte Pacheco.
Locais onde se localizarão os espantalhos: Cássima (fonte, amendoeira e nora) Coreto, Fonte da Pipa, Ponte do Álamo (levadas e gestão da água), Largo da Matriz (portas quinhentistas e ofícios) Centro Histórico, Lavadouro Municipal, Jardim Manuel da Mana, Largo de S. Francisco (edifícios, conjuntos edificados e elementos construtivos), Mercado dos Produtores.