O passado dia 3 de fevereiro, aproximadamente meia centena de pessoas participaram na visita inaugural realizada à MOSTRA “ESPANTALHOS GUARDIÕES”.
Com o objetivo de divulgar e sensibilizar para a preservação de património material e imaterial menos conhecido e valorizado na cidade de Loulé, 13 espantalhos assinalam esse conjunto de valores e identificam o que os ameaça.
Outros valores há certamente na cidade, que merecem o cuidado de todos, a sua divulgação e salvaguarda. Contribua com a sua opinião/sugestão.
O património material ou imaterial assinalado com os 13 espantalhos é para si merecedor de salvaguarda e valorização?
Ou entende que algum do património assinalado não é merecedor de tal atenção? Qual?
Que outro património existe na cidade, em perigo e a merecer sinalização para salvaguarda e valorização?
Dê sugestões do que entende que deve ser feito, quer para distinguir e valorizar os elementos do património material e imaterial assinalados e/ou os por si sugeridos.
Qual é a sua disponibilidade para de alguma forma contribuir para a concretização do que propõe?
Acrescente ainda comentários que entenda úteis.
Envie um email com os seus contributos, referindo no assunto CONTRIBUTOS “ESPANTALHOS GUARDIÕES” para: ccloule@ccloule.com
Locais onde estão localizados os espantalhos: Cássima (fonte, amendoeira e nora) Coreto, Fonte da Pipa, Ponte do Álamo (levadas e gestão da água), Largo da Matriz (portas quinhentistas e ofícios) Centro Histórico, Lavadouro Municipal, Jardim Manuel da Mana, Largo de S. Francisco (edifícios, conjuntos edificados e elementos construtivos), Mercado dos Produtores.
FOTO DE JORGE GRAÇA