DESASSOSSEGO DOS ARCOS - ENGARRAFAR IDEIAS

A Casa da Cultura vai participar na iniciativa “Desassossego dos Arcos”, com um conjunto de eventos.

Já nos dias 17, 18 e 19 de setembro vamos “engarrafar ideias”. Tragam ideias!

No dia 17, às 21h30 no Arco do Relógio, Rua do Município, vamos pensar e engarrafar ideias com jovens, na idade e/ou no pensamento e consciência dos problemas e sonhos para os jovens viverem a/na cidade.

Dia 18 às 18h00 no Arco da Rua dos Almadas vamos trabalhar outra “casta de ideias”. Ideias que contribuam para salvaguardar, valorizar e utilizar conhecimento e experiencia de gente madura, de Loulé ou provenientes de múltiplas culturas, que escolheram este território para viver.

Dia 19 às 21h30 nos Arcos da Rua Dona Filipa de Vilhena vamos juntar ideias a pensar no uso, valorizador e sustentável, dos nossos imensos recursos.

Desassossego

Consulte a informação abaixo, divulgue por jovens e maduros, juntos vamos produzir uma grande e qualificada garrafeira! 

Garrafeira de ideias

As ideias são como o vinho. 

No vinho, é preciso colher a uva, espremê-la com cuidado, deixar fermentar e maturar o precioso sumo. 

As ideias, também elas, precisam ser colhidas, fermentadas em momentos de reflexão e contraditório, de maturar para que possam ficar mais límpidas, responder às preocupações ou sonhos de cada individuo, de grupos sociais ou da comunidade em geral.

Os arcos de Loulé desafiam-nos a pensar, colher ideias e a aperfeiçoá-las, para que possam vir a ser “compradas” por quem entenda que podem ter execução.

Nos arcos, não produziremos vinhos para acompanhar pratos de carne, de peixe, mariscos ou entradas. Iremos partilhar, aprofundar e engarrafar ideias que respondam a preocupações e sonhos para um viver mais estimulante, criativo e feliz, em Loulé.

Em três encontros iremos engarrafar ideias, criaremos uma boa garrafeira e no final procederemos ao leilão das ideias.

 

Dia 17 setembro, 21h30 – Arco na Rua do Município

•Há jovens que querem viver na cidade e a cidade precisa de mais jovens para aqui residir, trabalhar criando ou recriando atividades, para aqui viver e conviver. 

Que ideias temos para responder a este desafio?

 

Dia 18 setembro, 18h00 - Arco na Rua dos Almadas

•Temos na cidade e no concelho, gente em idade madura. Gente que aqui viveu todo o tempo e outros que optaram pela nossa região, de várias nacionalidades, para aqui viver a amenidade do nosso clima, a nossa cultura, a paisagem…São detentores de saberes, que estão disponíveis para partilhar. O que podemos fazer para que essa interação e partilha aconteçam?

 

Dia 19 setembro, 21h30 – Arco na Rua Dona Filipa de Vilhena 

•A cidade e o concelho são detentores de enormes recursos, mas temos muitas vezes o hábito de querer o que não temos e valorizar o que é difícil de alcançar.

Que ideias temos para valorizar o uso e transformação dos recursos materiais e imateriais, o património cultural e natural, com sustentabilidade, inovação e criatividade? 

 

Leilão garrafeira de ideias

Dia 30 de setembro, 15h30  - Café Calcinha 

Após vários dias a engarrafar ideias teremos uma boa garrafeira, pelo que procederemos ao leilão das ideias.

Cada garrafa pode ser arremata por pessoas individuais, grupos de pessoas, organizações associativas, entidades privadas ou públicas. 

Levará cada garrafa quem apresentar a melhor proposta de compromisso para concretizar a ideia engarrafada.

As propostas têm que ser credíveis e realistas.

As ideias que não sejam arrematadas ficarão em repouso para que possam maturar e com certeza, um dia, virem a ter quem finalmente as queira “comprar”.

Esperamos que neste dia, apareçam muitas e muitos, fazendo ouvir-se: NÓS/EU COMPR(O)AMOS ESSA IDEIA!

Org. Casa da Cultura

 

 

 

 

 

Iniciativas: