Apresentação
O concurso “Estória e Sonhos do Povo” procura encontrar escritores e divulgar obras originais nas várias vertentes da escrita (poesia, prosa, teatro, guiões de filmes, estórias, etc…). Todos os formatos são aceites desde que sejam obras inéditas e nunca tenham sido utilizadas. Poderão ser aceites adaptações de textos originais que já tenham sido utilizados, fica ao critério do júri.
A inscrição pode ser individual ou em grupo e os critérios de seleção focam-se na possibilidade de concretização do texto pelo grupo “Sextas à Solta”. O vencedor/vencedores poderão trabalhar em conjunto com o coletivo na sua execução e posterior enquadramento num espetáculo do grupo.
A participação não acarreta qualquer custo e é livre a qualquer idade. A entrega será feita na Casa da Cultura de Loulé ou através de E-mail e será aceite em formato impresso ou eletrónico, não excedendo as 4000 palavras ou 15 minutos quando adaptado para teatro, vídeo, sketch, etc. Todos os critérios são flexíveis e podem ser revistos caso a caso.
Objetivos
O objetivo principal do concurso é de incentivar a escrita, a partilha de textos para produções e a criação de conteúdos. O grupo “Sextas à Solta” procura utilizar sempre que pode obras originais e quer assim incentivar, ajudar e integrar todos aqueles interessados em interagir consigo, neste caso na vertente escrita, existindo sempre uma porta aberta para outro tipo de participação/integração. É também uma forma de dar visibilidade e amadurecer apaixonados desta vertente.
Tema
O tema, que se baseia no nome do concurso “Estórias e Sonhos do Povo”, procura dar a liberdade máxima ao escritor sem limitar de qualquer forma o conteúdo das obras. É “Povo” a personalidade individual, mas também a consciência coletiva, são “Estórias” a partilha de algo pessoal ou a caracterização ficcional de tempos modernos ou antigos, são “Sonhos” a procura de uma visão real, mas ao mesmo tempo sonhadora ou poética. Utilizando o mote do grupo “Sextas à Solta” – Sonha o impossível, faz o improvável, mas faz!
Entrega
Todas as obras devem ser entregues até 31 de Maio, na Casa da Cultura de Loulé entre as 10h – 13h e as 15h – 19h, de 2ª a 6ª Feira ou através do E-mail: ccloule@ccloule.com Juntamente ao texto é necessário indicar o NOME do participante/participantes e contato(s) de E-MAIL e TELEFONE. Não se justifica a utilização de pseudónimos ou nomes artísticos, podendo estes serem opcionais. Contudo a informação do participante deve vir sempre anexada ao trabalho assim como nos trabalhos entregues por E-mail deverá ser colocado “Concurso de Escrita” no assunto.
Critérios/Júris
As obras serão avaliadas principalmente por criatividade e conteúdo, mas também por adaptabilidade a performance, querendo isto dizer que poderá ser dada prioridade a uma obra que tenha mais potencial de encenação tendo em conta também as limitações do grupo. Se for justificável, serão divididos vencedores por vertentes, dependendo do número de textos submetidos. O júri será constituído por um elemento do Sextas à Solta, um elemento da Casa da Cultura e um elemento convidado, familiar com a atividade escrita.
Prémios
Tendo em conta os objetivos, é considerado como prémio a divulgação da obra e o trabalho que o grupo “Sextas à Solta” irá desenvolver com as obras vencedoras. Podendo esse culminar num vídeo, sketch, quadro, recital ou encenação e posterior integração em espetáculos do grupo. É ainda dada aos vencedores a possibilidade de acompanhar e integrar este processo e de participar na sua concretização.
Telefone: 289 415 860 - 936 988 766
E-mail: ccloule@ccloule.com